A noção “teatro para todas as idades” vem sendo investigada pela Cia. do Abração com o intuito de se promover um teatro sem fronteiras de idades. Onde se possa dialogar com o estado mais sensível de cada um.
é preciso promover a delicadeza do encontro da criança com o artista e deste com sua própria criança. Para promovermos este encontro, precisamos entender a inteligência inata que promove e produz a sensibilidade para resignificação da realidade. à inspiração que leva as crianças a observar poderia chamar-se de “inteligência de amor”, conforme entende Maria Montessori. é decerto uma forma de amor a capacidade de observar de modo vivo e minucioso aqueles aspectos do ambiente que para nós adultos são completamente insignificantes e sem vida. Não será talvez característica do amor a sensibilidade que nos faz notar nos seres coisas para os outros invisíveis, e registrar particularidades que os demais não sabem apreciar e descobrir, qualidades especiais, que parecem ocultas, e só o amor pode revelar? A inteligência da criança, porque ela observa com amor e nunca com indiferença, revela-lhe o que é invisível. E faz de seu olhar o que chamamos de “olhar estrangeiro”, que vê o mundo com interesse de desvendar e entender o novo. Ou, reinventar e resignificar infinitamente uma realidade. Este ativo, ardente, minucioso e constante absorvimento no amor é uma das características da infância.
A reflexão da importância do afeto e do amor, por meio de brincadeiras comuns à criança, tão escassas no universo “adulto”, é o objetivo da busca estética e pedagógica da Cia. do Abração, por um “teatro para todas as idades”. Um teatro que dialogue com o mais humano e sensível de cada um. Um teatro que se comunique com a criança que há de sobreviver, apesar da inexorabilidade do tempo.
A produção de novas dramaturgias, desenvolvida pela Cia do Abração, está alicerçada sobre princípios da arte-educação e da criação coletiva, onde todos os profissionais envolvidos pesquisam sobre o assunto e estão cientes do papel que ocupam como formadores de opinião. Os temas abordados nos seus espetáculos versam, preferencialmente, sobre alguma obra ou patrimônio cultural relevante. Os assuntos são estudados, discutidos e contextualizados no universo da criança. Equalização de idéias e ideais, construção coletiva e solidária da obra-de-arte. Acessibilidade e democratização da arte e cultura. A obra artística como essência de um processo de culturalização evolutivo e não mero produto de consumo de mercado. A resignificação da realidade filtrada pelo olhar amoroso e brincante da criança. Estas são as bases filosóficas do teatro para crianças de todas as idades da Cia. do Abração.